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ABF Expo 2025: 10 apostas e tendências das marcas para a feira de franquias de SP

  • 25/06/2025


     

    ABF Expo 2025: 10 apostas e tendências das marcas para a feira de franquias de SP

    Negócios autônomos, como lavanderias e minimercados, franquias de aluguel e economia compartilhada, serviços pet e formatos enxutos são algumas das tendências que os cerca de 400 expositores levarão para a 32ª edição da ABF Franchising Expo, feira de franquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, a partir desta quarta-feira (25/6).

    Neste ano, o evento ganhou uma área 10% maior do que na edição passada e espera receber cerca de 60 mil pessoas até o sábado (28/6). Entre as expositoras, haverá investimentos iniciais entre R$ 6 mil até cerca de R$ 3 milhões, nos segmentos de Alimentação, Casa e Construção, Comunicação, Informática e Eletrônicos, Educação, Entretenimento e Lazer, Limpeza e Conservação, Hotelaria e Turismo, Moda, Saúde, Beleza e Bem-estar, Serviços Automotivos e Serviços e Outros Negócios, além das opções de microfranquias e outros.

    Ao todo, 115 marcas vão participar pela primeira vez ou retornar ao evento. É o caso de Enjoei, Capodarte e Oakberry. Há ainda redes internacionais, como a de arenas de realidade virtual Another World (Entretenimento e Lazer); a Bulegreen Cafe Yard (Alimentação) e a Spanner Consulting (Serviços e Outros Negócios), todas dos Estados Unidos, além da chilena Fagotto e Vettel (Alimentação) e a portuguesa Aqui Sua Reforma (Casa e Construção).

    De acordo com Tom Moreira Leite, presidente da ABF, essa edição reflete o crescimento do uso da tecnologia e da inteligência artificial (IA) no sistema. “A ABF Franchising Expo a cada ano se transforma, refletindo a contínua expansão e inovação do franchising no Brasil, que tem se consolidado como um ecossistema forjado pela colaboração entre franqueadores e franqueados e pelo trabalho em rede, atraindo tanto novos empreendedores quanto empresários experientes que buscam diversificar seus portfólios”, afirma.

    Habib’s apresenta quiosque híbrido com Ragazzo
    O Grupo Habib’s vai apresentar um novo modelo de negócio: o quiosque híbrido das marcas Habib’s e Ragazzo, que vai oferecer o cardápio das duas redes. O formato funciona em 12 m² e demanda um investimento inicial a partir de R$ 650 mil. O objetivo é ampliar a presença das marcas em shopping centers, galerias e hipermercados.

    Terça da Serra lança negócio de "day use" para idosos
    A rede de instituições de longa permanência para idosos vai lançar oficialmente o Fiuza Centro de Convivência, um novo braço dos grupos Terça da Serra e SMZTO, incorporado e testado em 2024. Trata-se de uma solução complementar ao que é oferecido atualmente pelos residenciais da rede Terça da Serra, com modelo 100% "day use", que permite aos idosos classificados como “grau 1” frequentar as unidades no período diurno e participar de uma programação com socialização e estímulos cognitivo e motor.

    Bio Mundo aposta em minimercados
    A rede de produtos naturais vai levar dois novos modelos para a feira: o quiosque minimercado (20 m², investimento a partir de R$ 200 mil) e a loja de rua minimercado (35 m², que custa a partir de R$ 260 mil). O foco é vender produtos embalados e atender pontos como aeroportos e shopping centers.

    Nutty Bavarian vai ter quiosque com cafeteria
    Conhecida pela venda de nuts glaceadas, a Nutty Bavarian vai lançar um quiosque de 15 m² com espaço para venda de bebidas quentes e geladas, sorvetes, salgados e embalagens exclusivas para presente. Haverá uma área para atender a até seis pessoas sentadas.

    Peça Rara aposta na loja “meio-termo”

    Para se adequar a todos os tipos de espaços, o Peça Rara Brechó vai lançar um novo modelo de loja. Além da Clássica (a partir de 300 m²) e da Pocket (com até 100 m²), agora terá a Midi (entre 200 m² e 250 m²), com investimento a partir de R$ 385 mil. O objetivo é impulsionar a expansão e chegar a 300 unidades em operação.

    Óticas Diniz enxuga unidade de olho no interior
    A rede Óticas Diniz vai apresentar um modelo de loja compacto, batizado de Slim, com foco em cidades pequenas. O investimento inicial é a partir de R$ 150 mil.

    L’Entrecôte de Paris vai focar em formato bistrô
    O formato Bistrô Petit, prioridade de expansão do L’Entrecôte de Paris, tem gestão e investimento mais enxutos — cerca de R$ 950 mil. Com ambiente intimista e moderno, oferece a mesma experiência gastronômica da rede, focada em prato único. O modelo comporta até 50 lugares.

    Lavateria aposta em lavanderia itinerante
    A rede de lavanderias autônomas vai apresentar um novo modelo, batizado de Trailer. O formato móvel terá três conjuntos de máquinas de lavar e secar. O franqueado poderá mudar o local para eventos itinerantes ou estar em lugares diferentes nos dias da semana sem ficar preso a um ponto físico. O investimento inicial é a partir de R$ 157,9 mil.

    Grupo Impettus desenvolve “bar compacto”
    A holding controladora das marcas Espetto Carioca, Boteco Mané e Boteco Seu Rufino aposta em um modelo de negócio que requer investimento inicial de R$ 100 mil: um bar compacto, sustentável, econômico e de rápida instalação. De acordo com a empresa, o custo de obras será substituído pela locação de um espaço modular que chega personalizado para a marca.

    Havanna vai levar "heladeria"
    A Havanna vai apresentar sua nova aposta no mercado: a franquia de Heladerias Argentinas Havanna, voltada ao segmento de sorvetes premium. Inspiradas nas tradicionais sorveterias artesanais da Argentina, as unidades oferecem 14 sabores feitos com doce de leite e outros ingredientes da marca. O modelo exige investimento inicial a partir de R$ 320 mil.

    Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


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